O que é a Tarifa Indexada?
Uma tarifa de eletricidade indexada é um plano em que o preço da energia consumida é variável, ou seja, está indexado ao preço de mercado grossista de eletricidade e gás natural. Os preços da energia variam de acordo com as condições do mercado, podendo resultar em custos mais baixos ou mais altos para o cliente, dependendo das flutuações do mercado. Este preço é gerido pelo Operador do Mercado Ibérico de Eletricidade (OMIE) no caso da eletricidade e pelo Mercado Ibérico de Gás (MIBGAS) no caso do gás natural.
Quais são as vantagens da tarifa indexada?
- Uma tarifa indexada pode proporcionar preços mais competitivos, refletindo as flutuações do mercado, o que pode resultar em poupanças ao final do mês;
- Ao optar por uma tarifa indexada, pode beneficiar de reduções na sua fatura quando os preços da energia diminuem no mercado
- A tarifa indexada proporciona uma maior transparência relativa aos custos de energia;
Quais são as desvantagens da tarifa indexada?
- Na tarifa indexada, a maior desvantagem é a incerteza quanto ao valor da fatura de energia a cada mês, uma vez que se os preços de energia estiverem numa trajetória ascendente, pode incorrer em custos mais elevados face a um plano de preços fixos.
- Ao contrário de uma tarifa fixa, a tarifa indexada não beneficia de descontos sobre a componente de eletricidade e gás natural.
Se ainda tem dúvidas, contacte-nos.