
A potência contratada é um dos fatores mais preponderantes no conforto que se tem em casa. Quanto mais ajustada ela é ao seu consumo, menor será a eventualidade de disparos do disjuntor e dos cortes de energia.
Ora, se a sua família está a crescer ou se passou a trabalhar em casa, pode ter notado que este disparo do disjuntor se tornou mais frequente. E isto pode estar relacionado com a potência contratada que tem. Para evitar o desconforto e problemas que daqui podem vir, preparamos-lhe um guia sobre tudo o que precisa de saber para realizar o aumento da potência contratada.
Potência contratada: o que é?
A potência contratada é o valor máximo de potência disponível na sua casa para fornecer eletricidade aos seus equipamentos. Caso o total de potência deos aparelhos ligados ultrapasse esse limite definido, o disjuntor dispara (o quadro elétrico vai abaixo) e o fornecimento de eletricidade é interrompido para evitar sobrecargas no sistema.
A potência contratada varia conforme as suas necessidades de consumo. Por exemplo, se tem equipamentos de grande consumo, como ar condicionado ou aquecedores, pode ser necessário contratar uma potência superior.
Quando se deve aumentar a potência contratada?
Identificar a necessidade de aumento da potência contratada é bastante fácil: se o disjuntor principal está constantemente a disparar, o mais provável é que o quadro elétrico não tenha potência suficiente para aguentar as suas necessidades de consumo.
Todavia, primeiro deve verificar se não existe algum aparelho danificado que esteja a causar este disparo do disjuntor.
Para saber se deve aumentar a potência contratada pode também utilizar um simulador online para descobrir qual a potência contratada que se ajusta ao seu consumo. A ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) dispõe de um simulador online para tirar as suas dúvidas.
Esta ferramenta é particularmente útil caso esteja a ponderar a aquisição de novos aparelhos elétricos de grande consumo que se juntarão aos que já tem. Desta forma pode precaver um eventual aumento de potência contratada.
Qual é a potência contratada ideal para a minha casa?
Escolher a potência contratada ideal ajuda a evitar custos desnecessários e assegura que tenha energia suficiente para o seu dia a dia. Para definir a potência contratada mais adequada, tenha em conta a quantidade e o tipo de equipamentos da sua casa.
Identifique os eletrodomésticos que utiliza com frequência e a potência de cada um bem como o número de equipamentos que são necessários que estejam ligados em simultâneo. Verificar a classe energética também é importante, pois quanto melhor a classe energética menor a potência exigida pelo equipamento. Tenha em mente que lares com muitos eletrodomésticos ou sistemas de aquecimento tendem a necessitar de uma potência contratada maior.
Como aumentar a potência contratada?
Aumentar a potência contratada é tão fácil quanto contactar o seu comercializador de energia ou preencher um formulário online. Deve ter em conta que apenas o titular do contrato (ou um mandatário legal em seu nome) pode pedir esse aumento da potência contratada. Os clientes Galp podem fazê-lo através de 4 meios diferentes:
- Diretamente na sua área reservada em my.galp.pt;
- Através do formulário online;
- Numa loja Galp;
- Através da linha de atendimento geral de eletricidade e gás natural 210 058 800. Disponível de segunda a sexta (dias úteis) das 9h às 21h, com custo de uma chamada local.
Saiba também que pode alterar a potência contratada a qualquer momento, sempre que verifique a necessidade disso. Tem apenas de contactar o seu comercializador de energia para que ele proceda a essa alteração.
O aumento da potência contratada pode, no entanto, implicar alterações no ramal elétrico. Isto acontece quando o quadro elétrico está limitado até um certo nível de potência e a potência que precisa é superior a essa. Nestes casos, o processo de aumento da potência contratada demora um pouco mais, uma vez que é preciso aguardar que um técnico faça essa alteração em sua casa. Por exemplo, caso possua uma potência contratada até 10,35 kVA e pretenda contratar uma potência de 13,8 kVA poderá ser necessário alterar a sua instalação para trifásica antes de alterar a potência contratada.
Qual o custo associado ao aumento da potência contratada?
Se o seu quadro elétrico tem o suporte necessário para aumentar para o nível de potência contratada que precisa, não existe qualquer custo. Basta, como já referido, contactar o seu comercializador de energia e pedir esse aumento.
Caso o seu quadro elétrico não suporte o aumento da potência contratada, será preciso proceder a uma alteração no ramal elétrico. Para isto, o comercializador de energia entra em contacto com a autoridade responsável para fazer essa alteração e existem custos associados à mesma.
Qual o impacto do aumento da potência contratada na fatura da luz?
Quanto maior a potência contratada, maior o custo na fatura de eletricidade, uma vez que cada nível de potência tem um custo diferente.
Por exemplo, uma tarifa simples da Galp com uma potência contratada de 1.15 kVa (a menor possível) tem um custo de 0,2000€/kWh. Já uma tarifa simples da Galp com uma potência de 4,60 kVa tem um custo de 0, 0,3461€/kWh.
Consulte os preços em vigor a partir de 1 de janeiro de 2025 aqui.
Quais são as potências contratadas existentes?
Tenha em conta que, no mercado residencial, as potências contratadas geralmente variam entre 3,45 kVA e 13,80 kVA. Para uma família pequena, que utiliza poucos aparelhos simultaneamente, 3,45 kVA de potência contratada pode ser suficiente. Já em residências maiores, com famílias numerosas e equipamentos de maior consumo, como aquecedores, ar condicionado ou piscina, a necessidade pode subir para 6,9 kVA ou mais, garantindo a energia adequada para o dia a dia.
Veja aqui as potências contratadas existentes.
Sabia que também pode diminuir a potência contratada?
Por fim, apenas uma informação extra: também é possível diminuir a potência contratada caso identifique essa necessidade. Se com todos os aparelhos elétricos ligados e luzes acesas ao mesmo tempo o disjuntor nunca dispara, pode querer dizer que tem mais potência do que aquela que realmente precisa.
Para diminuir a potência contratada, o procedimento é semelhante ao aumento, mas neste caso não haverá necessidade de qualquer intervenção no ramal elétrico.
A diminuição da potência contratada pode ser útil em casas de férias, casas de famílias que agora estão mais desocupadas, etc. Ao diminuir a potência contratada também diminuirá a sua fatura de eletricidade.
Garanta o controlo da sua potência contratada com a App Mundo Galp
Quer monitorizar a sua potência contratada e evitar surpresas na fatura de eletricidade? Com a app Mundo Galp pode gerir a sua potência contratada de forma simples e rápida. Fique a par dos dados sobre o seu consumo, ajuste a potência contratada conforme as suas necessidades e acompanhe a evolução da sua fatura diretamente no seu smartphone ou tablet.
Faça o download da app Mundo Galp e otimize o seu consumo de energia com facilidade.