
Sabia que com pequenas alterações pode poupar tempo, energia e dinheiro na iluminação exterior? E que além de poupar na fatura, também poupa o planeta? Siga estas dicas e comece já a poupar na iluminação exterior.
1. Instale iluminação LED
- Grau de dificuldade: Fácil
- Impacto nos custos: Elevado
A tecnologia LED é a opção mais eficiente em termos de consumo energético e a mais duradoura. Por exemplo, se trocar uma lâmpada incandescente de 60W por uma lâmpada LED classe A+ de 8,6W, poupa cerca de 80% no consumo energético e consegue a mesma capacidade de iluminação. Além das lâmpadas, pode instalar:
- Focos LED: mais indicados para jardins e pátios, criam um espaço intimista. Possuem modos de iluminação ajustável e até deteção automática de movimento.
- Fitas LED: podem funcionar como luz ambiente ou para destacar algum objeto específico no jardim.
- Grinaldas LED: além de ajudarem a poupar, conferem um toque especial à decoração do jardim e oferecem uma grande flexibilidade. Podem ser dobradas e ajustadas a qualquer estrutura ou local.
Qualquer que seja o formato escolhido, a adoção do LED é o primeiro passo para poupar na iluminação exterior.
2. Prefira iluminação de baixa voltagem
- Grau de dificuldade: Fácil
- Impacto nos custos: Moderado
Os sistemas de baixa voltagem são muito utilizados para iluminar caminhos, jardins, pátios e terraços. Versáteis e fáceis de instalar - basta uma tomada padrão - consomem menos energia do que as lâmpadas tradicionais. Os kits disponíveis permitem esconder os cabos e posicionar as luzes onde quiser.
3. Adira à energia solar
- Grau de dificuldade: Médio
- Impacto nos custos: Elevado
Os painéis fotovoltaicos têm um período de vida longo (pelo menos 25 anos), o retorno do investimento em cerca de 5 anos e há vários apoios do Estado para cobrir o custo inicial de instalação. Além disso, começa a ver a diferença na fatura logo na instalação. E para isso, basta aderir à Galp Solar.
4. Instale sensores de deteção de movimento e temporizadores
- Grau de dificuldade: Fácil
- Impacto nos custos: Elevado
Os sensores de deteção de movimento para jardim são económicos, fáceis de instalar e permitem poupar na iluminação de exterior sem prejudicar a segurança e o conforto. O funcionamento é muito simples: estão programados para detetar pessoas e acender a luz apenas durante um período personalizável. Alguns dos sistemas mais avançados permitem “excluir” alguns movimentos (de animais domésticos ou veículos) para evitar que se acendam desnecessariamente. Existem ainda opções mais simples que detetam automaticamente a luminosidade exterior e que se acendem apenas ao anoitecer.
5. Deixe que a tecnologia ajude a poupar na iluminação de exterior
- Grau de dificuldade: Médio
- Impacto nos custos: Elevado
Muito se tem falado de smart homes ou casas inteligentes, mas... e jardins inteligentes? Instalar sistemas de iluminação inteligentes no jardim permite poupar energia e aumentar o conforto. Através de uma app, consegue controlar todas as suas lâmpadas inteligentes por comando de voz ou com um simples toque. Pode também ter diferentes configurações para a iluminação de cada zona do jardim, da varanda ou da casa. Assim, pode ligar e desligar as luzes, ajustar a intensidade e muito mais. Também pode integrar sistemas de segurança para receber notificações de movimentos no jardim no seu smartphone.
6. Acompanhe os consumos elétricos
- Grau de dificuldade: Fácil
- Impacto nos custos: Médio
Para poupar, é fundamental saber quanto consome. A app Mundo Galp permite acompanhar em tempo real os seus consumos de eletricidade, gás natural e combustível, detetar consumos atípicos e comunicar leituras . Além disso, dá acesso a descontos exclusivos, cupões, serviços personalizados e um mapa interativo com postos e pontos de carregamento em Portugal e Espanha. Está disponível para Android e iOS.
7. Tire partido da luz solar
- Grau de dificuldade: Fácil
- Impacto nos custos: Alto
Aproveitar ao máximo a luz natural é uma forma simples e eficaz de reduzir o uso de iluminação artificial. Reorganize os espaços mais utilizados durante o dia - como a sala ou o escritório - para ter boa exposição solar. Prefira cortinas claras e leves, que deixem passar a luz sem comprometer a privacidade, e mantenha os vidros limpos para permitir uma maior entrada de luz. Se possível, considere abrir novos pontos de entrada de luz, como janelas maiores ou claraboias, especialmente em zonas mais escuras da casa.
8. Poupe para além da iluminação de exterior
- Grau de dificuldade: Fácil
- Impacto nos custos: Elevado
A iluminação de exterior não é a única forma de poupar - o uso eficiente da água também conta. Para isso, escolha as horas mais frescas do dia para regar as plantas, minimizando a perda de água à evaporação, e adote uma prática de rega mais frequente e com menor quantidade de cada vez. Para além disso, reutilize a água da chuva para regar, e procure plantar algumas plantas altas e densas, que ofereçam sombra, reduzindo assim a evaporação e a retenção de humidade. Se tiver sistemas automáticos, verifique se estão configurados para direcionar toda a água para as plantas – e minimize o desperdício.
Galp, para poupar energia em qualquer lado
Para além das soluções solares e da mobilidade elétrica, pode aderir aos nossos planos de eletricidade e gás natural, criados para diferentes estilos de vida e necessidades. Lembre-se que poupar começa com as escolhas certas – e instalar a app Mundo Galp é um ótimo primeiro passo.