fbpx
Galp Date: 
01/15/2024 - 11:30
Descrição: 
Rolos de lã ou placas de poliestireno? Saiba aqui qual é o melhor isolamento térmico para a sua casa.
Imagem: 
imagem de sala e de interior de paredes com solução de isolamento térmico
Author: 
Filipe Augusto Santos
URL Alias: 
isolamento-termico
Conteúdo: 

O isolamento térmico é um dos melhores investimentos que pode fazer. Para além de aumentar o conforto da sua casa, permite poupar energia e também aumenta a margem de lucro no caso de revenda da habitação. Mas, as opções são imensas. Qual será então, a melhor solução de isolamento? 

Para responder a esta questão, é preciso começar por analisar os locais de perda de energia, verificar as condições da casa e escolher os materiais mais eficientes. Mas antes disso, conheça as vantagens e a importância de um bom isolamento térmico.

Vantagens do isolamento térmico

As casas passivas, desenhadas para reduzir o consumo de energia até 90%, são o futuro da habitação sustentável. Uma das características principais deste tipo de construção é o isolamento térmico. Se quer poupar e ter uma casa sustentável, conheça aqui todas as vantagens deste procedimento. 

1# Maior conforto

O isolamento térmico tem duas funções: manter a casa mais quente durante o inverno e mais fresca durante o verão. Desta forma, aumenta o conforto da casa e mantém uma temperatura agradável em qualquer estação do ano.

2# Poupança de energia

Para além de conforto, o isolamento térmico possibilita uma poupança de energia significativa. Ao diminuir as perdas de energia, a temperatura da casa mantém-se mais estável. Desta forma, não precisa de recorrer tão frequentemente a soluções de climatização, como o aquecimento central. 

3# Redução da pegada ecológica

A eficiência energética é fundamental para tornar uma habitação mais sustentável. Ao utilizar menos gás ou eletricidade para climatizar a habitação, diminui a emissão de gases com efeito de estufa, reduzindo, assim, a sua pegada ecológica. A sua carteira e o planeta agradecem!

4# Melhor qualidade de ar

A humidade origina mofos, bolores, fungos e outros microrganismos que reduzem a qualidade de ar, o que pode ser prejudicial para a saúde. 

O isolamento térmico contribui para uma redução significativa da humidade, de alergénios e partículas nocivas que vêm do exterior. Consequentemente, a qualidade do ar aumenta. Estas vantagens têm particular importância para as pessoas com alergias e tendência a ter problemas respiratórios.

5# Melhor isolamento sonoro

Alguns dos materiais utilizados no isolamento térmico ajudam também a diminuir os ruídos do exterior, criando um bom isolamento acústico. É o caso da cortiça e da lã mineral.

6# Proteção contra o fogo

Além disso, existem materiais que são ainda resistentes ao fogo, como por exemplo a lã mineral ou o vidro celular. Como o isolamento térmico acrescenta uma camada extra à parede, dificulta a propagação do fogo em caso de incêndio.

7# Maior valorização da casa

Uma casa bem isolada, além de mais protegida, tem uma maior eficiência energética, o que, por sua vez, aumenta o seu valor imobiliário. Se pretender vender a sua casa, antes de a colocar à venda, obtenha um certificado energético que ateste a eficiência energética do imóvel.

Por onde é que a sua casa perde mais energia?

O telhado é a área da casa que perde mais energia. Cerca de 30% da energia perdida numa casa acontece através do telhado.  

A seguir ao telhado surgem as paredes e as divisórias, responsáveis pela perda de 20 a 25% de energia térmica.  

Logo de seguida, surgem as portas e janelas, com uma perda a rondar os 20%. Por fim, o pavimento, com perdas de energia na ordem dos 10%.

Quais os melhores materiais de isolamento térmico?

Existem vários tipos de materiais que podem ser utilizados. Mas as melhores soluções e as que se utilizam com mais frequência são as seguintes: 

1# Poliestireno

São placas que variam consoante a sua espessura e tipologia (EPS e XPS). Quanto mais espessas, maior conforto térmico proporciona. São fáceis de aplicar, e podem ser utilizadas em paredes exteriores e interiores, telhados, pavimentos e caixas de ar.

2# Lã mineral

Comercializada em rolos, a lã mineral apresenta uma boa relação qualidade-preço. É fácil de aplicar, seja em paredes exteriores, interiores, telhados ou caixas de ar. Todavia, podem emitir partículas poluentes. Para o evitar, escolha uma lã mineral com certificado EUCEB, que comprova que o material é inofensivo para a saúde.

3# Cortiça expandida

A cortiça expandida é uma das opções mais sustentáveis. Além do conforto térmico, também proporciona um bom isolamento acústico. Contudo, tende a ser uma opção mais cara.

4# Argamassa térmica

Das 4 soluções aqui apresentadas, a argamassa térmica é a menos eficaz. Contudo, é muito versátil e de fácil aplicação. A sua grande vantagem é a resistência ao impacto. 

Nota: 

O sistema ETICS, conhecido como “capoto”, é uma das soluções de isolamento térmico mais utilizadas atualmente. No entanto, não se trata de um material, mas sim um conjunto de camadas de isolamento que são utilizadas em simultâneo. Por norma, utilizam-se placas de poliestireno reforçadas com malha de fibra de vidro.

Dicas para melhorar o isolamento térmico consoante a área da casa

Ao isolar a casa, é importante priorizar os locais onde existe maior perda de energia. Desta forma, é aconselhável começar a isolar de cima para baixo: telhado, paredes e divisórias, janelas e portas, e, por fim, o chão.

1# Telhado

Se está a construir uma casa nova ou a refazer o telhado, a melhor solução é a colocação de painéis isolantes entre a estrutura do telhado e o telhado em si.  

Caso não faça qualquer obra, a solução mais simples passa por isolar o telhado pelo interior, colocando painéis ou rolos debaixo da estrutura do telhado, acompanhando-os por uma barreira de vapor entre o isolamento e o acabamento. Pode ainda optar por isolar o chão do sótão utilizando os mesmos materiais.

2# Paredes e divisórias

O isolamento das paredes exteriores, quando possível, é sempre a melhor solução de isolamento térmico. As placas de poliestireno ou um Sistema ETICS são os recursos mais indicados. 

Se vive num apartamento, e só pode isolar por dentro, opte pelas placas de poliestireno, ou pela cortiça, se privilegiar o isolamento acústico. Para melhorar o conforto e aumentar a temperatura de forma homogénea por toda a casa, os aquecedores a gás são uma boa solução. Aproveite a leveza das novas garrafas inteligentes Pluma para transportar o aquecedor para onde deseja.

3# Portas e janelas

Sabia que, tal como os eletrodomésticos, também as janelas têm classe energética? Na hora de melhorar o isolamento térmico da sua casa, adquira janelas eficientes com classe energética A. Desta forma, diminui as oscilações de temperatura.  

Já as portas não têm classificação energética. Para assegurar um bom isolamento, escolha portas densas, feitas de materiais de qualidade.

4# Pavimento

A impermeabilização é o processo mais importante na hora de isolar o chão. Este processo evita o aparecimento de humidade em casa. 

Impermeabilizar e isolar o pavimento é uma obra considerável. Portanto, aproveite e considere instalar também piso radiante. Desta forma, vai aumentar o conforto térmico da casa.

Dica extra: desfrute do quentinho, mesmo no terraço

É impossível isolar um jardim ou o terraço. Mas isso não significa que não possa desfrutar desses espaços ao ar livre mesmo em dias de inverno. Com os aquecedores de exterior a gás, especialmente o Hotspot Terrace pode aproveitar todos os cantos da sua casa o ano inteiro e usufruir de bons momentos em família.
 

App Mundo Galp: por uma casa mais eficiente

Ao investir em isolamento térmico, tornará a casa mais eficiente. Utilize a app Mundo Galp para estar a par dos consumos de gás e eletricidade e veja as alterações na fatura mensal depois de aplicar estas soluções na sua casa.  

 Faça já download da app, disponível para iOS e Android.