
Poupar energia em casa é mais simples do que parece. Com algumas alterações nos hábitos diários e na forma como utiliza os eletrodomésticos, conseguirá reduzir significativamente o consumo elétrico. Veja, passo a passo, como fazer escolhas mais eficientes e amigas da carteira — e do ambiente.
1. Utilize a capacidade máxima das máquinas
As máquinas de secar e de lavar loiça e roupa são dos eletrodomésticos que mais energia consomem. Para poupar, aproveite ao máximo a capacidade em cada ciclo. Use os ciclos ECO sempre que possível e prefira lavagens com água fria. Planeie as lavagens para tirar o maior proveito de cada ciclo com o mínimo consumo.
2. Lave a roupa a baixas temperaturas
Sabia que grande parte da energia usada numa máquina de lavar roupa serve para aquecer a água? Sempre que possível, lave a roupa a 30°C ou a frio — além de ser eficaz na limpeza, poupa energia e dinheiro.
3. Tire partido das tarifas bi-horárias
Para poupar energia, tire melhor partido dos períodos horários de tarifas de eletricidade. Numa tarifa bi-horária, a eletricidade é mais cara durante o dia e mais barata durante o período noturno e fins de semana. Programe as máquinas para funcionarem nestes horários e veja a diferença na fatura.
4. Ajuste a potência contratada à sua realidade de consumo
Se usa poucos eletrodomésticos ou se passa pouco tempo em casa, talvez possa ajustar a potência contratada de eletricidade. Quanto mais elevada for esta potência, maior será o preço da fatura de eletricidade. Desta forma, poupa energia todos os meses. Para saber se é aconselhável ou não descer a potência contratada na sua casa, consulte os planos de eletricidade e gás.
5. Escolha equipamentos com classe energética A
Ao comprar novos eletrodomésticos, verifique sempre a etiqueta energética. Equipamentos com classificação A (ou A+, A++ nos modelos mais antigos) consomem menos energia e são mais eficientes a longo prazo, mesmo que o investimento inicial seja maior.
6. Aproveitar a luz natural ao máximo
Portugal é um país com muitos dias de sol. Durante o dia, abra os estores e cortinas para deixar entrar a luz natural e evite acender candeeiros. Além de poupar energia, melhora o ambiente da casa.
7. Melhore o isolamento da sua casa
Um bom isolamento térmico reduz significativamente a necessidade de aquecimento ou arrefecimento. Os vedantes nas portas e janelas (ou janelas eficientes), cortinas térmicas e vidros duplos ajudam a manter a temperatura interior por mais tempo, reduzindo o consumo energético.
8. Substitua as lâmpadas tradicionais por LED
As lâmpadas LED consomem até 80% menos energia e têm uma maior durabilidade, quando comparadas com as tradicionais. A troca pode ser feita gradualmente, mas quanto mais depressa fizer a substituição total, maior será a poupança.
9. Desligue os aparelhos em standby
As televisões, os computadores, os carregadores e outros dispositivos continuam a consumir energia mesmo desligados. Use extensões com interruptor para desligar vários aparelhos de uma vez e evite esse desperdício invisível.
10. Programe o aquecimento de águas sanitárias
Se utiliza esquentadores ou termoacumuladores, certifique-se de que apenas funcionam quando necessário. Os modelos mais recentes permitem que faça a programação do sistema de aquecimento das águas sanitárias, evitando gastos desnecessários ao longo do dia.
11. Evite aquecedores elétricos sempre que possível
Sabia que os aquecedores elétricos e portáteis são dos menos eficientes? Prefira alternativas como mantas térmicas, aquecedores com termóstato ou, idealmente, sistemas de aquecimento mais eficientes, como bombas de calor.
12. Cozinhe com menos desperdício
Sempre que possível, use panelas com tampa para reter o calor, e opte por placas de indução, que aquecem mais depressa e com maior eficiência. Aproveite o calor residual do forno, desligando-o alguns minutos antes de terminar a cozedura
13. Descongele alimentos naturalmente
Planeie com antecedência e retire os alimentos do congelador com tempo. Descongelar no frigorífico, durante a noite, é mais seguro e não consome energia adicional, ao contrário do micro-ondas ou forno.
14. Invista em painéis solares ou sistemas de autoconsumo
Os painéis solares são um excelente investimento – com um retorno em poucos anos. Permitem produzir parte da sua própria eletricidade e reduzem significativamente a fatura mensal, além de valorizarem o imóvel e reduzirem a pegada ambiental.
Conte com a Galp para poupar energia
Poupar energia em casa permite-lhe poupar na fatura no fim do mês, mas não só. Tem também um grande impacto na redução da pegada ambiental. Explore as tarifas de eletricidade para encontrar a melhor solução que se adapta às suas necessidades.
Conheça os planos Galp com descontos em energia, combustível e mobilidade elétrica. A adesão é rápida e fácil para que possa começar a poupar o quanto antes.