
Água quente no banho que nunca chega à temperatura ideal? Contas de energia que disparam no inverno? Se já passou por isto, sabe como o sistema de aquecimento de águas sanitárias pode afetar o conforto e a carteira.
Mas afinal, qual é o melhor sistema para a sua casa? A resposta depende de vários fatores: a eficiência do equipamento, as características da habitação e o seu orçamento. Vamos analisar as principais soluções de sistemas de aquecimento de águas sanitárias para tomar uma decisão mais informada.
O que é um sistema de aquecimento de águas sanitárias?
O sistema de aquecimento de águas sanitárias é um conjunto de equipamentos que permite aquecer a água que utiliza no dia a dia - como no banho, no lavatório ou no lava-louças.
Em muitas casas em Portugal, ainda se usam soluções pouco eficientes, o que contribui para o desperdício de energia e contas mais altas ao final do mês. Escolher o sistema certo, adaptado às necessidades da sua casa, pode fazer toda a diferença no conforto e na poupança.
Painéis solares térmicos
Os painéis solares térmicos podem ser combinados com todas as soluções acima, melhorando e muito a sua eficiência energética. Contudo, como a única solução para um sistema de aquecimento de águas sanitárias pode não ser a melhor opção. Basta pensar nos dias mais frios e encobertos de inverno para compreender por quê.
Mas então quais são as grandes vantagens dos painéis solares térmicos? A resposta é simples: sustentabilidade financeira e ambiental. Os painéis solares térmicos, e respetivo depósito de água, têm um custo de instalação menor em relação, por exemplo, aos painéis fotovoltaicos, tornando-se por isso uma solução de agrado à carteira e ao ambiente.
Depois, para a aquisição de um sistema de aquecimento de águas sanitárias, entram os grandes argumentos no campo da eficiência. O painel solar térmico permite-lhe reduzir os custos com o aquecimento de águas e, no verão, o aquecimento da água pode mesmo ser garantido a 100% pela energia solar. Descubra as soluções de painéis solares da Galp.
Prós:
- Elevada eficiência energética e ambiental;
- Redução da fatura de energia no aquecimento de água;
- Custo de instalação mais baixo que os fotovoltaicos;
- Podem ser combinados com outras soluções.
Contras:
- Dependem da radiação solar;
- Necessitam de depósito para acumular a água aquecida.
Indicado para: quem pretende uma solução amiga do ambiente e da carteira, pois é especialmente eficaz em climas com boa exposição solar.
Bombas de calor
A bomba de calor é a solução mais eficiente tanto para um sistema de aquecimento de águas sanitárias como para um sistema de aquecimento central. Isto porque a sua tecnologia gera calor (ou refrigeração) trocando a energia do ar exterior pela energia do ar interior. Ou seja, não existe uma utilização de energia tão grande em relação a outros sistemas de aquecimento. Além disso, é compatível com painéis solares térmicos ou podem ser alimentados com a energia de painéis solares fotovoltaicos, aumentando ainda mais a sua eficiência.
Contudo, dentro de todas as soluções de aquecimento de águas sanitárias aqui mencionadas, este é o equipamento mais dispendioso. Pode, no entanto, cofinanciar a sua aquisição através do Fundo Ambiental. Se tem interesse em adquirir uma bomba de calor, descubra as opções de equipamentos da Galp, para poder usufruir da sua casa com maior conforto.
Prós:
- Sistema mais eficiente para o aquecimento de águas sanitárias;
- Consome pouca energia elétrica;
- Compatível com painéis solares térmicos e fotovoltaicos.
Contras:
- Investimento inicial elevado;
- Requer espaço para a instalação exterior e interior;
- Pode exigir adaptações à instalação existente.
Indicado para: quem procura a solução mais eficiente e amiga do ambiente e pensa aderir à energia solar.
Esquentadores e caldeiras
Comecemos pelos sistemas de aquecimento de águas sanitárias a gás, com destaque para os esquentadores e caldeiras. A grande diferença entre um e outro? Os esquentadores são apenas utilizados para aquecer as águas sanitárias. Já as caldeiras acrescentam a capacidade de funcionar como sistema de aquecimento central.
E quando é que um sistema de aquecimento de águas sanitárias a gás é a melhor escolha? A resposta é simples: quando já tem uma instalação de gás natural em casa.
O gás natural tem um alto poder calorífico, o que faz deste uma energia muito eficiente para aquecimento de águas sanitárias. Além disso, é uma fonte de energia económica.
Por fim, uma boa notícia: pode tornar estes equipamentos mais eficientes se garantir que são compatíveis com painéis solares térmicos. Assim, em vez de utilizar gás para aquecer a água pode utilizar energia solar que lhe custa zero.
Prós:
- Elevada eficiência no aquecimento de águas sanitárias;
- Funcionam com gás natural, uma energia económica e com alto poder calorífico;
- As caldeiras também podem ser usadas para aquecimento central;
- Compatíveis com painéis solares térmicos.
Contras:
- Requerem instalação de gás natural;
- Os esquentadores não servem para climatização.
Indicado para: quem pretende uma solução amiga do ambiente e da carteira, pois é especialmente eficaz em climas com boa exposição solar.
Termoacumuladores (cilindros)
Os termoacumuladores ou cilindros são uma das soluções mais comuns para quem utiliza eletricidade como a única fonte de energia em casa. Felizmente, a eficiência destes equipamentos - que utilizam uma resistência elétrica para aquecer a água - tem aumentado ao longo dos anos.
Para quem não tem uma instalação de gás e tem fraca exposição solar, é uma das melhores soluções no mercado para aquecimento de águas sanitárias. Além disso, a instalação é relativamente fácil e não obriga, por norma, a intervenções na casa. No entanto, o termoacumulador pode apenas ser utilizado para o aquecimento de águas sanitárias, não tendo a vantagem das caldeiras a gás ou das bombas de calor que também podem ser utilizadas como sistemas de aquecimento central.
Prós:
- Boa solução em casas sem instalação de gás;
- Instalação simples e pouco invasiva;
- Modelos modernos com maior eficiência energética;
- Preço acessível face a outras soluções.
Contras:
- Consumo elétrico mais elevado;
- Perda de calor em repouso (água arrefece no depósito);
- Servem apenas para o aquecimento de águas sanitárias.
Indicado para: habitações com acesso exclusivo à eletricidade e fraca exposição solar. Ideal para quem procura uma solução simples e acessível para aquecer água.
Afinal, qual é o melhor sistema de aquecimento de águas sanitárias?
O melhor sistema de aquecimento de águas sanitárias será aquele que se adequa mais à sua casa, orçamento e disponibilidade. Se já tem uma instalação de gás natural, é muito provável que a melhor solução passe pela utilização do esquentador ou caldeira a gás. Se puder fazer um investimento maior, pode optar então por instalar painéis solares térmicos para descer a sua fatura do gás.
Caso não tenha uma instalação de gás natural e a fonte de energia que utiliza para gerar calor é a eletricidade, aí tem duas soluções. Aliar um termoacumulador a painéis solares térmicos para aquecimento de águas sanitárias permitir-lhe-á ter grandes níveis de eficiência sem um investimento avultado. Caso possa investir um pouco mais, então a combinação entre uma bomba de calor e os painéis solares térmicos é a melhor solução. De facto, entre todos os sistemas de aquecimento de águas sanitárias, a bomba de calor o mais eficiente.
Galp Solar: para poupar com energia solar em casa
A energia solar é uma das formas mais inteligentes de reduzir custos e aumentar a eficiência no aquecimento de águas sanitárias. E, com soluções como as da Galp Solar, o acesso a essa tecnologia está mais fácil do que nunca.
Além de reduzir a fatura de energia e contribuir para o aquecimento de águas sanitárias, pode ainda lucrar com os excedentes de energia gerados. Faça uma simulação agora e descubra o quanto pode poupar ao investir em energia solar para a sua casa.