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Como funciona a Conta Certa?

O acordo de Conta Certa é uma modalidade de pagamento em que os seus consumos são faturados mensalmente por um valor fixo (designado por “quota mensal”), existindo um acerto de contas que se efetuará no último mês do acordo (em função dos consumos efetivamente registados e das quotas mensais pagas a essa data).

A modalidade de Conta Certa vigora durante 12 meses, sendo renovada automaticamente em caso de não oposição. O valor a pagar pela quota mensal é uma estimativa do consumo para o período do acordo, calculado com base no histórico de consumos do local abastecido, nos casos aplicáveis.

Na sequência da recente alteração do sistema de faturação Galp para o Gás Propano Canalizado, esclarecemos as seguintes questões relativamente aos acordos de Conta Certa em vigor.

  1. Tenho “Conta Certa” e recebi uma comunicação em novembro 2024, com uma proposta de novo valor de quota mensal. Mas não entendi como chegaram ao novo valor proposto. Podem esclarecer?

    Considerando a ausência de envio ao banco, nos últimos meses, das quotas habituais (acordo de conta certa), apurámos o montante total das quotas do acordo (12 prestações), e dividimos o valor remanescente - que não havia sido debitado + valor dos meses subsequentes - pelo nº de meses restantes até ao seu final.

    Exemplo ilustrativo:

     

  2. Como posso pedir a alteração da quota fixa?

    O valor da quota mensal pode ser alterado em qualquer altura, para isso basta contactar-nos nos dias úteis entre as 9h e as 21h, através do número 800 200 200 (chamada gratuita) ou pelo número 210 058 800 (custo de chamada dependente do operador), indicando o motivo: “Alteração da conta certa de Gás Propano”. Poderá também contactar-nos por email para o endereço linhagalpgas@galp.com colocando no assunto: Conta Certa, e identificando no corpo do email - os seus dados de Cliente (nome, NIF e morada) - assim como o valor pretendido de alteração.
     

  3. Recebi um ajuste no passado mês de junho que ainda não foi à minha conta bancária, como vai ser processado?

    O valor correspondente ao ajuste do acordo de conta certa anterior, vai ser agora regularizado. Se ainda não foi efetuado o débito ou crédito em conta, nos próximos dias irá ser efetuado.
     

  4. Quantas quotas mensais vão ser cobradas até à renovação do acordo de conta certa?

    Com este modelo vão ser cobradas as quotas mensais remanescentes, até ao final do acordo. A última quota corresponderá ao ajuste final do acordo de conta certa, ou seja, o valor poderá não corresponder ao das quotas anteriores, dependerá do seu consumo. Se porventura o seu consumo for superior ao acordo de conta certa - receberá um valor a débito mais elevado, se o consumo for inferior ao previsto - receberá um crédito.
     

  5. Posso alterar a data do débito do meu acordo de conta certa? Se sim, como posso fazer?

    Sim, pode alterar para o dia que lhe for conveniente, para isso basta contactar-nos nos dias úteis entre as 9h e as 21h, através do número 800 200 200 (chamada gratuita) ou pelo número 210 058 800 (custo de chamada dependente do operador), indicando o motivo: “Alteração da conta certa de Gás Propano”. Poderá também contactar-nos por email para o endereço linhagalpgas@galp.com colocando no assunto: Conta Certa, e identificando no corpo do email - os seus dados de Cliente (nome, NIF e morada) - assim como a data de débito pretendida.
     

  6. Posso cancelar o meu acordo de conta certa? Se sim, como posso fazer?

    Sim, pode cancelar o seu acordo de conta certa a qualquer momento, sendo emitido o respetivo ajuste, entre o valor pago e faturado até ao momento. A partir dessa data, passará a receber a sua fatura de consumo com os valores correspondentes às leituras que forem efetuadas no seu contador (ou estimadas - caso não existam leituras comunicadas por si, ou pelos leitores da Galp).
    Para cancelar o seu acordo de conta certa, basta contactar-nos nos dias úteis entre as 9h e as 21h, através do número 800 200 200 (chamada gratuita) ou pelo número 210 058 800 (custo de chamada dependente do operador), indicando o motivo: “Alteração da conta certa de Gás Propano”. Poderá também contactar-nos por email para o endereço linhagalpgas@galp.com colocando no assunto: Conta Certa, e identificando no corpo do email - os seus dados de Cliente (nome, NIF e morada) - assim como a intenção de cancelamento da conta certa.

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