Que cuidados especiais devo ter com o gás natural?
Materiais para as ligações
Nas ligações aos aparelhos a gás deve garantir a utilização dos seguintes materiais:
- Tubos metálicos extensíveis ou rígidos (próprios para gás) - em placas, fornos de encastrar, esquentadores e caldeiras;
- Tubos de borracha: em fogões e aparelhos a gás amovíveis.
De acordo com a lei em vigor, o tubo de borracha deve ser aprovado para o tipo de gás a utilizar e apresentar a respetiva marcação. O tubo de borracha deve ser substituído sempre que:
- Seja ultrapassada a validade (inscrita no próprio tubo);
- Se apresente degradado ou com fissuras. Para um comprimento superior a 1,5 metros, deverá utilizar-se uma ligação metálica extensível ou rígida, própria para gás.
Ventilação e exaustão dos produtos da combustão
- Assegure-se de que o local e a instalação do aparelho cumprem as normas de ventilação e exaustão dos produtos da combustão.
- Se o seu edifício tem instalado um sistema de extração mecânica coletiva, assegure-se de que funciona. Em caso de dúvida contacte uma empresa credenciada.
- Não tape as entradas de ar na cozinha, mesmo com temperaturas baixas.
- Não é permitida a instalação de extratores mecânicos nos locais onde existam esquentadores ou caldeiras de extração natural.
Revisão de aparelhos
- Periodicamente deve proceder-se à revisão dos aparelhos a gás, recorrendo a empresas credenciadas para o efeito.
- Deverá fazê-lo igualmente se detetar alguma irregularidade, como por exemplo, se verificar que a chama deixa de ser estável e azulada e passar a apresentar-se instável, ruidosa ou fortemente amarelada.
Obras no pavimento ou nas paredes
- Antes de efetuar obras no pavimento ou nas paredes da sua casa procure identificar a localização das canalizações de gás.
Se ainda tem dúvidas, contacte-nos.