Passos para uma mudança tranquila de comercializador de energia
Com o início do mercado livre de energia em Portugal, mudar de comercializador de energia, a qualquer momento e com a maior comodidade, é um direito do consumidor. Reunimos esta série de passos, para que a sua entrada na Galp seja feita da forma mais tranquila de sempre.
1.
Considerando a Galp como a solução certa para si, contacte-nos por um dos canais disponíveis. Tenha à mão o seu cartão de cidadão, a morada e os códigos identificativos da habitação (CUI e CPE) e/ou uma fatura recente da mesma habitação. Em caso de mudança de titular será necessário um comprovativo de morada.
2.
No caso de mudança de comercializador, assegure-se que a última fatura para fecho de contrato com o anterior comercializador é emitida com base numa leitura real.
Para garantir que no contador da habitação fica registado o consumo real que pretende acertar, recomendamos que entre em contacto (mesmo titular) ou solicite ao anterior proprietário que entre em contacto (mudança de titular), com o Distribuidor ou Operador de Rede de Distribuição e comunique a leitura real no dia em que celebrar o novo contrato.
O registo de leituras é garantido pelo Distribuidor ou Operador de Rede de Distribuição da energia em causa:
- No caso da eletricidade, e-redes.pt ou 800 507 507 (todos os dias, chamada gratuita);
- No caso do gás natural, o operador de rede depende da zona geográfica onde se situa a habitação. Consulte ggnd.pt ou portgas.pt ou sonorgas.pt (nos sites encontrará os contactos telefónicos a usar para o mesmo efeito).
3.
Aguarde pelo processo de mudança. Uma vez concluído (irá receber uma confirmação por e-mail/SMS), o seu consumo passará a ser faturado pela Galp. Registe-se na área privada Galp (em my.galp.pt) e, para evitar faturação por estimativas, comunique-nos as leituras no período indicado no detalhe do contrato (junto à funcionalidade de comunicação de leituras).
Este período também estará indicado nas suas faturas.
Se ainda tem dúvidas, contacte-nos.