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FAQs

Não concordo com o valor da minha fatura. O que posso fazer?

Em função do motivo de discórdia, deve fazer:

Acerto de estimativa com leitura real

  • Verifique se foi considerada uma leitura real na sua fatura e se está a ser efetuado um acerto de consumo referente a um período já faturado.
  • O valor da fatura pode ser mais elevado do que o habitual porque os consumos faturados anteriormente tiveram por base consumos estimados inferiores ao consumo real.

Erro de leitura

  • Confira a leitura do seu contador de eletricidade e/ou gás natural e compare-a com a indicada na sua fatura. Caso seja muito diferente, provavelmente a fatura teve por base consumos estimados.
  • Para reduzir o número de dias faturados com base em estimativa, comunique as leituras através de uma das seguintes formas:
    • Através do Assistente virtual neste site;
    • Através da linha gratuita de Comunicação de Leituras Automáticas 800 508 080 (chamada gratuita, disponível 24h por dia, 365 dias por ano);
    • Numa loja Galp;
    • Comunicar ao Operador de Rede de Distribuição da sua área;
  • Caso pretenda um Plano de Pagamento, contacte-nos para avaliarmos a sua viabilidade.

Aumento de consumo nos meses mais frios

  • Nos meses do ano em que a temperatura é mais baixa, é expectável que o consumo de energia aumente uma vez que utilizará mais o sistema de aquecimento, ou o de eletricidade, por haver menos horas de luz natural.

Faturação de taxas, contribuições e impostos além do consumo de eletricidade e gás natural

  • Além do consumo de eletricidade e gás Natural, existem outros débitos associados à sua fatura, tais como o ISPE (Imposto sobre Produtos Petrolíferos e Energéticos), a TOS (Taxa de Ocupação do Subsolo no Gás Natural), a taxa de exploração DGEG ou a CAV (Contribuição Audiovisual na Eletricidade).
  • Saiba mais sobre estas taxas, contribuições e impostos, aqui 

Equipamentos e eletrodomésticos

  • Um uso ineficiente dos seus equipamentos e eletrodomésticos também pode resultar num aumento do consumo energético. 

 

Se, mesmo assim, não concorda com o valor da sua fatura, pode contactar-nos:

  • Numa loja Galp;
  • Através da nossa linha de atendimento geral de eletricidade e gás natural 800 200 200. Chamada gratuita, disponível de segunda a sexta (dias úteis) das 9h às 21h.

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Se ainda tem dúvidas, contacte-nos.